segunda-feira, 25 de maio de 2015

Estilos de Jardins


Estilos de Jardins

Garden styles - 园林风格 

Jardim Japonês

Um convite a contemplação, o jardim japonês transmite paz e espiritualidade. Os aspectos visuais como a textura e as cores, em um jardim oriental são menos importantes do que os elementos filosóficos, religiosos e simbólicos. Estes elementos incluem a água, as pedras, as plantas e os acessórios de jardim.

Jardim Indiano

A maior parte dos jardins e paisagens indianos é muito associada com as construções, para estudá-los somos obrigados a entender um pouco da história da arquitetura indiana. A maioria das construções que sobreviveram…

Jardim Desértico

O Jardim desértico ou rochoso tem por objetivo reproduzir uma paisagem árida. Ele é caracterizado principalmente pela presença de plantas xerófitas, espécies que desenvolveram a habilidade de reduzir a perda de água e acumulá-la para períodos de estiagem.

Jardim Tropical

Neste jardim temos a sensação de que o homem não interferiu muito na paisagem. Assim como no estilo inglês, o jardim tropical também tem caminhos de contornos naturais. Sua essência é descontraída e avessa a podas e simetrias.
Jardim Inglês
O Jardim Inglês é considerado como uma revolução, um manifesto contra os padrões rígidos e simétricos de outros estilos. Ele valoriza a paisagem natural, com formas curvas e arredondas tanto no relevo, como nos caminhos e na construção dos maciços e bosques.

Jardim Francês

Também conhecido como jardim clássico, o jardim francês é considerado o mais rígido e formal de todos os estilos, e se traduz em formas geométricas e simetria perfeita.

Jardim Italiano

Este jardim se caracteriza pela utilização de frutíferas, flores, estátuas e fontes em um contexto bastante clássico e funcional. Embora seja semelhante ao jardim francês, o estilo italiano tem o calor dos países mediterrâneos, quebrando a formalidade excessiva.

Tulipa

Tulipa

郁金香 - tulipán - tulip - チューリップ
tulipa ou túlipa L. é um género de plantas angiospermas (plantas com flores) da família das liláceas.
Com cerca de cem espécies, as túlipas têm folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.


Gerbera

Gerbera
ガーベラ - 非洲菊
Gerbera é um género de plantas herbáceas ornamentais pertencente à família das Asteraceae (ou Compostas), a mesma do girassole das margaridas. As espécies que compõe o gênero são cultivadas em grandes quantidades pela suas flores, muito apreciadas em arranjos ornamentais e como planta decorativa de exteriores nas regiões de clima temperado de ambos os hemisférios.
Em 1737, o naturalista holandês Jan Frederik Gronovius atribuiu o nome Gerbera ao género em homenagem a Traugott Gerber, um médico e naturalista alemão que trabalhou na Rússia. O nome vulgar gerbera, ou gérbera, é aplicado indistintamente às espécies do género e às suas flores, as quais são em geral comercializadas sob aquela designação, muitas vezes seguida de uma indicação específica ou varietal (por exemplo: gerbera-do-transvaal ou gerbera-púrpura).



Orquídeas

Orquídeas 

 orchid - オーキッド - オーキッド





O que são orquídeas?


São plantas herbáceas perenes pertencentes à família Orchidaceae e de variadas origens, existem mais de 1800 gêneros, sendo que em cada um há centenas de espécies.
No mundo todo há gêneros exclusivos de determinada localidade.
No Brasil temos muitos tipos de orquídeas grandes e pequeninas, oriundas de matas ou cultivadas, todas belas.
Erroneamente chamadas de parasitas, na verdade são plantas que se desenvolvem sobre outras plantas, sem causar dano nenhum à hospedeira.
Registros existentes sobre as orquídeas cultivadas fornecem um dado impreciso de 35 000 espécies conhecidas.

Flor Kadupul



Flor Kadupul


Kadupul flower - Kadupul花 


"Flor Kadupul, rara é uma das mais caras do mundo No Sri Lanka, país insular do Sul da Ásia, há uma espécie de flor que é desejada por pessoas de toda parte do mundo, o nome dela é Kadupul. Considerada flor rara e frágil, uma vez que seu tempo de vida é efêmero, ela floresce somente duas vezes por ano, entre dezembro e março. Seu florescimento ocorre durante a noite, por volta de meia noite e sua morte se dá na madrugada mesmo, antes do raiar do sol. A flor Kadupul possui um perfume único e não é possível calcular o valor desta flor exótica, entretanto há alguns poucos sites especializados em jardinagem que a comercializam por R$ 800mil."



ROSA

ROSA - Rose - バラ - 玫瑰 
rosa (do latim rosa)1 é uma das flores mais populares no mundo. Vem sendo cultivada pelo homem desde a Antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga.2 Celebrada ao longo dos séculos, a rosa, símbolo dos apaixonados, também marcou presença em eventos históricos importantes e decisivos. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.
Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae, e ao gênero Rosa L., com mais de 100 espécies, e milhares de variedades,híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maioria das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Osfrutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.
Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.

As rosas e o seu simbolismo
·         Rosas amarelas: amor por alguém que está a morrer, ou um amor platónico, ou amizade
·         Rosas azuis: verdadeiro amor eterno, raro, forte, que nunca se abala ou descolore, em algumas culturas ela tradicionalmente significa mistério ou a busca _ ou o alcance do impossível
·         Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz
·         Rosas champanhe: admiração, simpatia
·         Rosas coloridas em tons claros: amizade e solidariedade
·         Rosas coloridas, predominando as vermelhas: amor, paixão e felicidade
·         Rosas cor-de-rosa: gratidão, agradecimento, o feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero em algumas culturas, como ogineceu está para a cultura ocidental - ver cor-de-rosa)
·         Rosas vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração
·         Rosas vermelhas com amarelas: felicidade
·         Rosas vermelhas com brancas: harmonia, unidade



·         Rosas laranjas: entusiasmo e desejo
·         Rosas vermelhas bordeaux: beleza inconsciente
·         Rosas azuis: confiança, reserva, harmonia e afeto
·         Rosas verdes: esperança, descanso da juventude e equilíbrio
·         Rosas violeta: calma, autocontrole, dignidade e aristocracia
·         Rosas pretas: separação, tristeza e morte
·         Rosas cinzentas: desconsolo, aborrecimento e velhice
·         

·     

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Adenium obesum


Adenium obesum - Rosa do Deserto - Desert Rose - rosa del desierto - 沙漠玫瑰沙漠玫瑰
         
  Nome Científico: Adenium obesum
Nomes Populares: Rosa-do-deserto, Adenium, Lírio-impala
Família: Apocynaceae
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene




Cuidados 

A rosa do deserto é uma suculenta perene nativa das regiões tropicais da África e da Arábia. Ela vive em climas úmidos, com muitas chuvas, mas não sobrevive em locais encharcados, sendo necessário usar um solo de alta drenagem. A rosa do deserto possui um caule singular, que incha a grandes tamanhos conforme armazena água. É normalmente cultivada como uma planta doméstica, devido à sua necessidade de uma temperatura constante.